Quem somos

O  RioCeptur

A cidade do Rio de Janeiro é uns dos principais destinos turísticos da América do Sul e a principal porta de entrada do turismo internacional do Brasil. O monitoramento e a transparência dos indicadores dessa indústria são essenciais para o conhecimento público e o planejamento de todos os setores e empreendedores que atuam na cadeia produtiva do Rio de Janeiro. 

Neste quesito, o Rio CVB – Centro de Pesquisas e Estudos Aplicados ao Turismo da Cidade do Rio de Janeiro – RioCeptur – vem suprir uma carência do nosso setor, reunindo um acervo fundamental com informações, pesquisas e dados estatísticos dos principais players do segmento turístico carioca.

Essa importante ferramenta vai permitir aos usuários a análise estratégica e mercadológica de negócios Business-to-business (B2B), apresentando cenários atualizados do mercado, a fim de direcionar o investidor a se posicionar de forma vantajosa dentro de um ambiente competitivo.

O RioCeptur é administrado pelo Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) e essa nova gestão vai viabilizar o acompanhamento mensal da performance da atividade turística da capital fluminense. 

Esperamos que o RioCeptur possa auxiliar os investidores, pesquisadores e formadores de opinião fornecendo informações estratégicas e gerando oportunidades de negócios em nossa cidade.

Sonia Chami
Presidente-executiva do Rio Convention & Visitors Bureau 

 

_____________________________________________________________________________________________

 

O  RIO CONVENTION & VISITORS BUREAU

Fundação de direito privado, sem fins lucrativos, o Rio Convention & Visitors Bureau tem como objetivo estimular e incrementar o fluxo turístico do município e atrair a realização de congressos, feiras e convenções para a cidade. A entidade atua, ainda, como órgão de apoio e dinamização junto aos promotores, associações, instituições, empresas e corporações interessadas em promover seus eventos no Rio de Janeiro.

Em conjunto com as principais associações e órgãos oficiais de turismo do município e do estado, o Rio CVB participa regularmente de eventos do calendário da indústria do turismo nacional e internacional. Promove, também, seminários, roadshows, encontros e palestras educacionais a seus associados, trade turístico e imprensa apresentando a capital fluminense como destino ideal para sediar eventos de qualquer natureza e magnitude.

Com o compromisso de impulsionar o turismo local e fomentar os negócios de seus mantenedores, a fundação mantem alianças estratégicas com entidades organizacionais, como, por exemplo, a Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ, atuando como uma verdadeira Câmara de Comércio. O Rio CVB também está próximo de importantes órgãos de turismo do país para discutir, junto ao Governo Federal, pautas fundamentais para o crescimento do mercado turístico nacional.

Com a proposta de movimentar a cadeia turística local e criar meios que facilitem a vinda e a permanência dos turistas de lazer e negócios, a fundação mantém relação integrada com companhias aéreas, redes hoteleiras, operadores e agentes de turismo, espaços e organizadores de eventos, além de todo o empresariado envolvido neste setor.

O Rio Convention & Visitors Bureau é um importante agente na transformação e manutenção das atividades de turismo do destino Rio, principalmente as que se relacionam ao mercado de negócios e eventos. Sua atuação visa não apenas promover a capital fluminense e incrementar as atividades de seus mantenedores, mas, também, colaborar com a economia local, ajudando a manter aquecido todos os setores que trabalham, direta ou indiretamente, com o turismo.